terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Combate à Dengue é reforçado em Porto Feliz

       A Secretária e Saúde de Porto Feliz reuniu liderança de todos os segmentos religiosos do município para reforçar o pedido de colaboração da comunidade no combate ao mosquito transmissor da dengue na cidade.O encontro aconteceu no auditório do  Paço Municipal.
      Os convidados foram orientados sobre a vistoria e conservação dos prédios; a importância de unir forçar e multiplicar informações para eliminar os focos de proliferação do mosquito; os sintomas e procedimento em caso de suspeita da doença, entre outras recomendações. Também foi apresentado o plano de ações desenvolvido no município de combate à dengue.

Combate à Dengue

      O trabalho de prevenção inclui supervisão de prédios públicos e escolas - lugares em que há fluxo de grandes pessoas. No ano passado, também foram realizadas varreduras, nebulizações e visitas de casa em casa, além do mapeamento de casas fechadas e agendamento de visitas nesses imóveis. A Secretária de Saúde efetuou ainda treinamento dom professores, coordenadores e diretores de escola, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem tornando-os agentes multiplicadores dos cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Recomendações 

      Para diminuir os criadouros, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Porto Feliz (Visaep) recomenda à população adotar medidas simples como manter vasos sanitários tampados, lavar as vasilhas dos animais, verificar as tampas das caixas d`água e colocar telas protetoras sobre elas, substituir a água do vasos das plantas por terra, evitar planas aquáticas, preencher os pratinhos de plantas com areia (em medida suficiente para não acumular água), secar o suporte para copo dos bebedouros, desobstruir calhas do telhado para evitar acumulo de água, evitar armazenar pneus ou qualquer recipiente que possa acumular água, colocar detergente ou sabão em pó em bandejas de refrigeradores e ralos, entre outras.
      De acordo com a Secretária de Saúde, em caso de aparecimento de alguns sintomas da doença, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima da sua residencia. Para mais esclarecimentos, o telefone (15) 3262-4200, da Visaep, está à disposição da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário